quinta-feira, 31 de maio de 2012

OITO ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO FUCIONAMENTO DA TIREODE

A glândula precisa de nutrientes, como o iodo, para produção de hormônios

Situada no pescoço e com formato que lembra uma borboleta, a glândula tireoide é fundamental para liberar hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo. "Quando algo não vai bem, ou seja, quando há hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios) ou hipertireoidismo (produção exagerada de hormônios), desde pele até coração podem ser afetados", explica a endocrinologista Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) - regional Rio de Janeiro.

E o problema é mais comum do que parece. Segundo dados do Instituto da Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide. Entre as principais causas de problemas na tireoide está uma dieta desequilibrada, relacionada especialmente ao consumo de iodo, além de outros nutrientes, como o selênio. No Dia Internacional da Tireoide, comemorado em 25 de maio, separamos oito alimentos que garantem o bom funcionamento dessa glândula tão importante.


 

 Algas Marinhas
 

 Algas marinhas são uma fonte riquíssima de iodo e ainda oferecem uma quantidade considerável de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide, explica o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mas não exagere no consumo. "Como o sal já é rico em iodo, a ingestão reforçada desse alimento deve ser feita apenas por quem apresenta deficiência desse elemento", alerta.

Segundo o médico, o excesso de iodo pode levar ao hipotireoidismo, que é a baixa produção de hormônios pela tireoide. A quantidade ideal recomendada para um adulto saudável é de 150 microgramas por dia, que pode ser facilmente atingida sem qualquer adição extra de sal à comida pronta. 




Castanha-do-Pará 


 Rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide. "O ideal é consumir uma ou duas castanhas por dia", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult, em São Paulo.

A especialista também sugere adicionar a oleaginosa triturada em saladas, no arroz, em saladas de frutas ou até empanando peixes. Lembre-se apenas de consumir a castanha com moderação, já que ela é altamente calórica. Uma única unidade oferece 27 calorias.



Quinua

"Por ser uma ótima fonte de proteínas vegetais, a quinua é muitas vezes comparada à soja", aponta Roberto Navarro. O alimento é rico em cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. Quando o assunto é tireoide, entranto, quem ganha destaque mesmo é o selênio. A quantidade recomendada de ingestão de quinua é de duas colheres por semana, que podem ser adicionadas à salada, ao risoto ou, no caso da versão em flocos, a frutas e shakes.




Óleo de Peixe

 

Assim como as algas marinhas, o óleo de peixe também é rico em iodo, diz a nutricionista Daniela. Só fique atento para escolher as opções certas: salmão, sardinha e atum. O nutriente também pode ser encontrado em opções vegetais, como a chia e a linhaça. "O consumo recomendado é de 120 g de peixe três vezes por semana ou duas cápsulas de 1.000 mg para suplementação por dia", explica a especialista. No caso do uso de suplementos, um profissional deve ser consultado.



Leite e Derivados

Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite. "Estes dois últimos são alguns dos principais responsáveis pelo bom funcionamento da tireoide", afirma Daniela Cyrulin. A quantidade diária recomendada é de três porções, podendo ser um copo de leite no período da manhã, um iogurte à tarde e duas fatias de queijo branco no fim do dia.



Gema do Ovo

A gema de ovo é conhecida por seus componentes antioxidantes, que favorecem principalmente a saúde ocular. Mas a pequena quantidade de iodo presente no alimento também é importante para a produção de hormônios pela tireoide. Além disso, a gema apresenta carotenoides (responsáveis pela cor amarelo alaranjada) que são uma pré-vitamina A, também importante para a glândula. "Uma parte da vitamina A que o corpo recebe já vem pronta e outra parte vem por meio de nutrientes que o próprio corpo transforma em vitamina A, que é o caso dos carotenoides", esclarece o nutrólogo Roberto. Desde que não seja frito, ovos podem ser consumidos diariamente.



 

Carne Vermelha
 

"A carne vermelha é fonte de zinco e selênio, importantes para a produção hormonal", afirma a especialista Daniela. A nutricionista contrapõe, entretanto, que a carne também pode se tornar uma vilã da saúde, uma vez que contém quantias consideráveis de gordura saturada, prejudicial ao organismo quando em excesso. "Por isso, limite o consumo desse alimento a três bifes médios por semana", complementa.



Laranja

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia. "Como essa fruta é altamente calórica, a ingestão deve ser controlada, lembrando que um suco contém pelo menos três unidades de laranja", lembra o nutrólogo Roberto.

Fonte: Minha Vida

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MOUSSE DE IOGURTE E NOZES


http://4.bp.blogspot.com/-5CWs8bcxdk4/T4YGyWrOOuI/AAAAAAABlmQ/0QsHqBIAIeE/s1600/musse-iogurte-noze.jpg

Ingredientes:

- 2 col. (chá) de gelatina em pó sem sabor
- 5 col. (sopa) de água
- 1 caixinha de creme de leite light
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- 1 col. (chá) de essência de baunilha
- 6 col. (sopa) de adoçante culinário
- 3 claras batidas em neve
- 100 g de nozes moídas grosseiramente
- 1 col. (sopa) de mel

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina na água. Em seguida, dissolva-a em banho-maria. Reserve. Coloque em uma tigela refratária grande o creme de leite, o iogurte, a essência de baunilha e o adoçante. Misture bem. Encaixe a tigela em uma panela e leve-a ao fogo, em banho-maria, mexendo até começar a ferver. Em seguida, acrescente a gelatina e, por último, as claras. Misture, vagarosamente, até ficar homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar. Distribua em 6 taças individuais e leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou até ficar firme. Na hora de servir, polvilhe com as nozes. Rendimento: 6 porções Calorias por porção: 237 Tempo de preparo: 45 minutos mais 2 horas para gelar.

Fonte: Boa Forma.Abril

MINIMIZE OS SINAIS DA CELULITE

 
Para quem ainda têm dúvidas sobre o prevenção e minimização da celulite, a Doutora Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular, preparou algumas dicas rápidas para auxiliar-los.

Exercício e drenagem linfática dão uma boa amenizada na celulite. Mas esses cuidados podem ser em vão se você exagerar nas massas, doces e outros carboidratos refinados. Eles estimulam a produção do hormônio insulina, que, em excesso, deixa as células inflamadas, explica a médica ortomolecular. Resultado: furinhos nas coxas, bumbum e culotes.

Tão importante quanto diminuir a porção desses itens é pensar no contra-ataque consumindo alimentos com ação anti-inflamatória. É o caso do abacaxi, aipo (ou salsão), arroz integral, salmão, iogurte natural desnatado, da aveia, berinjela, cebola, linhaça, alga e maçã. Aumente também o consumo de água e chás (verde, cavalinha, abacateiro) para dizer adeus à vilã da pele lisa.

Fonte: Dicas para o Corpo

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CONHEÇA A DIETA QUE FAZ PERDER GORDURA

Olá Meninas....


Quem não sonha em ter o abs chapado!? Todas nós, né meninas! Mas também sabemos o quanto é difícil acabar com aquela gordura abdominal que tanto nos incomoda, não existe mágica, tem que ter muita disciplina e dedicação (dieta equilibrada com alimentos corretos e atividade física). Veja no vídeo dicas preciosas para ajudar a alcançar nossos objetivos. Confira:


SANDUÍCHE DE FRANGO LIGHT



Ingredientes:

- 1 kg de filé de frango
- 200 gramas de cenoura ralada
- Alface
- Tomate
- 2 pacotes de pão de forma

Ingredientes para o Creme:

- 400 g de cottage
- 1 colher de chá de molho inglês
- Sal
- Pimenta do reino
- 1 ovo cozido
- ½ xícara de suco de limão

Modo de Preparo:

Tempere e cozinhe o frango. Assim que o frango estiver cozido comece a desfiar. Em uma tigela, misture o frango desfiado com a cenoura e a maionese.Para fazer o recheio é só misturar todos os ingredientes em um liquidificador e aguardar, até que vire uma pasta. Deixe descansar na geladeira por uma hora.Depois, é só pegar o pão de forma e rechear com o frango e o creme. Bom apetite.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DICAS INCRÍVEIS: BLOQUEADORES DE CARBOIDRATOS E GORDURAS

Emagreça com a ajuda dos Bloqueadores de Carboidratos e Gorduras

Veja os vídeos:

Bloqueadores de Carboidratos



Receita de Farinha de Feijão Branco 

Para preparar a farinha de feijão branco rica em faseolamina para emagrecer, primeiro lave o feijão com água e deixe secar durante 3 dias (é preciso secar bem o feijão: no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno. Porque, segundo Renata Ramos, o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido). Quando estiver bem seco coloque o feijão no liquidificador e bata bem a ponto de parecer uma farinha. Utilize uma peneira para ir retirando as partes menos trituradas e volte a bater até que se transforme num pó bem fino. 

Em geral cada quilo de feijão rende 200 gramas de farinha em pó. Coloque a farinha num frasco de vidro escuro bem fechado, num local seco e arejado. Este preparado pode ser guardado por 3 meses desde em perfeitas condições de armazenamento. 

Misture uma colher de chá da farinha com um copo de água ou suco e tome 30 minutos antes do almoço e do jantar. 

A farinha de feijão branco é uma grande fonte de faseolamina, substância que diminui em 20% a absorção de carboidrato das refeições, além de ter também a capacidade diminuir a sensação de fome. 

Receita da Farinha de Maracujá 

Ingredientes: 

- 6 maracujás 

Modo de Preparo: 

Ponha as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária. Depois, lave-as em água corrente e retire as polpas. Corte as cascas em tiras e leve ao forno médio por meia hora. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde. Consuma em até três meses. 

Biomassa de Banana Verde 

É um alimento poderoso que ajuda a controlar a glicose, auxilia no emagrecimento e melhora o funcionamento do intestino. 

Lave 6 bananas verdes uma a uma. Corte a ponta da casca e levar ao fogo, deixe cozinhar por 20 minutos coberto de água fervente na panela de pressão. Desligue o fogo em 8 minutos e deixe a pressão cozinhar as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente. Ao término do cozimento mantenha as bananas na água quente da panela. Vá aos poucos separando a polpa da casca. Processe a polpa em processador ou liquidificador. Bata bem a polpa ainda quente até obter uma massa espessa e homogênea. Guarde o que não for usar em saco hermeticamente fechado em geladeira por até 8 dias.

Bloqueadores de Gorduras


terça-feira, 15 de maio de 2012

FÓRMULAS PARA GANHO DE MASSA E PERDA DE GORDURA

Oi meninas hoje visitando o blog Girls in Form encontrei essas fórmulas para ganho de massa e perda de gordura. Eu tenho um controle muito rígido das quantidade de calorias que ingiro por dia, isso ajuda muito na dieta.

Leiam mais aqui:

Fórmula para Ganhar Massa

Fórmula para Perda de Gordura


ENTREVISTA - LARISSA REIS - FISIOCULTURISMO FEMININO!




Larissa Reis, atrai olhares por onde passa. A loira é campeã de figure, uma categoria de fisiculturismo feminino que reúne mulheres bonitas, que praticam musculação e têm um corpo bem torneado, sem exageros.

“Figure é bem menor do que bodybuilding. É tipo uma modelo fitness. Eu não posso ter muito volume, pois meu esporte é julgado pela simetria, proporção e feminilidade”, afirma.

Além da beleza, a brasiliense formada em turismo e hotelaria é dona de músculos definidos e um corpo esculpido com muita dedicação. A loira é campeã sul-americana 2005, brasileira 2006 e vice-campeã mundial 2007. Atualmente, a atleta mora em Fort Lauderdale, na Flórida, e faz o maior sucessono exterior.

Nessa entrevista, conheça um pouco sobre a brasileira que se destaca internacionalmente na modalidade e conquista vários títulos parao Brasil.

Você se considera uma mulher vaidosa?
Acho que sou uma mulher vaidosa, apesar de tudo. Sempre fui apaixonada por adrenalina e por cuidar do meu corpo. Eu sempre fiz trabalhos de modelo. Já saí na Playboy três vezes e fui Miss Playmate 2003.



Da onde veio a idéia de competir “figure”? Sempre fiz esportes. Meus pais desde cedo me colocaram nesse meio. Já fiz praticamente quase todos: jiu jitsu, triatlon, natação, capoeira, ginástica, futevôlei, skate e wakeboard, entre outros. Foi fazendo uma foto para uma loja de suplementos em Brasília que veio a mudança de pensamento para que eu começasse a competir. Na loja havia vários pôsteres de americanas que competiam “figure” aqui nos Estados Unidos e fiquei encantada com tanta dedicação ao corpo, a mistura de força e beleza. Depois disso, procurei saber mais e me aprofundei em treino e dieta.

Como é sua rotina diária de treinos?
Todos os dias faço 45 minutos de exercícios cardiovasculares quando acordo. Sempre em jejum. À noite, vou para a academia, onde faço mais 45 minutos, e depois treino um grupo muscular. Também faço meditação todos os dias ao acordar e ao deitar, durante 30 minutos. Acho importante cuidar do espírito, pois senão o corpo fica muito vazio. Sou budista de Nitiren Daishonin.

Como as pessoas reagem ao notarem seus músculos?
Bom, tenho certeza que não sou uma pessoa comum, pois você não vê uma mulher com músculos aparecendo toda hora. Muita gente curte meu visual e muita gente não curte. Vai da cultura e da personalidade de cada um. Quem curte academia sabe o quanto é difícil ter um visual assim, pois requer muita, muita, muita disciplina e dedicação. A academia é meu local de trabalho e minha alimentação também faz parte disso. Estando em “shape”, consigo mais trabalhos.
E como é sua alimentação? Carrega nas proteínas?
Como de três em três horas algum tipo de proteína (frango, peito de peru, salmão, tilápia, filé mignon). Abuso das saladas! Como alfaces de todas as cores, aspargos, brócolis, rúcula. Também como carboidrato e vitaminas. Adoro vitaminas. Tomo várias, sempre após as refeições.

Quais são suas medidas?
Tenho 1,67m de altura e visto manequim 38. Não me ligo muito em medidas. Não sei minha porcentagem de gordura. Acho uma besteira ficar medindo isso, pois só sabemos realmente nossa real porcentagem quando morremos. Vivos, esses valores variam muito, então me baseio pelo espelho. Ele é o melhor avaliador. O importante é se sentir bem com você mesma, sem neuroses. Cada um faz sua escolha: frango ou chocolate?

Fonte - MBPress

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FRIO TERMOGÊNICO NATURAL” SAIBA USÁ-LO!


O frio esta chegando… E garanto que a sua vontade de comer também… E isso acontece porque com o frio, além do apetite, nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça mais para aquecer nosso corpo, o frio é uma espécie de “termogênico natural”. Seja esperto e controle sua dieta nesse período, sua perda de gordura é mais favorecida do que em outras épocas do ano.

Dica: espelhe-se nos ursos que hibernam no inverno e se mantêm vivos “comendo” suas reservas (gorduras) durante meses. Seja um URSO, utilize seus depósitos de gordura nesse período ao invés de ficar acumulando mais energia (gordura) em seu corpo, dessa forma você entrará no “lucro” quando o verão chegar!

Lembro que, não estou falando para você não ingerir nada, apenas para que faça as escolhas certas!

Outro erro grave que ocorre nessa época do ano, é que muitos se acomodam em casa e esquecem a atividade física. Resultado: valor calórico total aumentado e gasto de energético diminuído, ponto positivo para o ganho de peso e para os prejuízos a saúde.

Portanto, ao invés de ficar ai sentado no sofá, enrolado no cobertor e engordando, aproveite que seu metabolismo que está mais acelerado, para perder os quilinhos extras…

Vamos a algumas dicas práticas que você poderá usar em seus dias gelados:

Você não precisa consumir alimentos diferentes dos que come no verão, ao contrário, você pode e deve continuar incluindo frutas, legumes crus e cozidos, alimentos integrais, chás, sopas e caldos, que são quentinhos e tem baixo valor calórico, mudando apenas a forma de preparo, por exemplo:

Legumes e hortaliças: façam ASSADOS, GRATINADOS, SALTEADOS com alho, REFOGADO ou em forma de OMELETE. Formas rápidas, nutritivas e versáteis que podem ser feitas com diversos vegetais.

Frutas: experimente ASSA-LAS, ficam deliciosas. Aproveite e polvilhe com canela que exerce efeitosobre o controle glicêmico e na sensibilidade a insulina, além de aumentar o metabolismo basal ajudando no emagrecimento e, esqueça o açúcar refinado que possui 40kcal em 1 colher de sopa, rouba o cálcio do organismo, e tem alto índice glicêmico, o que pode aumentar a incidência de diabetes, envelhecimento da pele e outros.

As frutas secas encontradas em lojas de produtos naturais possuem menos água e são ricas em fibras, “bacana” para levar em sua bolsa ou deixar na gaveta do escritório.

Nas horas de maior compulsão alimentar utilize a linhaça, ela retarda o apetite. Prefira à dourada, adicione em sua salada, legumes, fruta ou sopa. Muito prático. #fica a #dica.

SOPAS são ótimas opções com baixas calorias para saciar a fome no frio. Não se esqueça de variar os legumes, verduras e especiarias utilizados.

Dicas: Repolho, brócolis, couve, couve-flor, e nabo são capazes de ajudar na imunização contra o câncer de mama.

Prefira sempre os alimentos orgânicos frescos que tem aproximadamente 20%menos água em sua composição e assim mais ricos em nutrientes que os convencionais.

Não adicione creme de leite, queijos amarelos, linguiça e outras gorduras.

No lugar de queijo ralado, coloque tofu e acrescente gergelim torrado.

Quer engrossar sua sopa? Utilize um pouco de aveia em flocos. Fonte de fibras que favorece o bom funcionamento intestinal, a absorção de gordura e promove saciedade.

Evite:

O acompanhado de torradinhas ou bolachinhas, elas sim lhe fornecem ganho de peso.

Alho, cebola e agrião possuem atividades anti-infecciosas, tradicionalmente usadas para problemas respiratórios. Não deixe de usá-los em suas preparações.

Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno protegem os olhos do envelhecimento precoce e mantém a visão saudável. Então que tal uma sopa de abóbora.

Mas… se estiver gripado, a canja de galinha bem quente é uma excelente opção. Nela tem cisteína, que ajuda a diluir o muco dos pulmões e limpar as vias aéreas.

As bebidas alcoólicas são comuns nessa época do ano “para esquentar o corpo”, mas lembre-se: elas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente.

ALERTA: Toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma.

PORÉM, o vinho realmente é “legal” para aqueles que gostam de “bebericar” de vez enquanto! Isso por que, trabalhos recentes comprovaram que o resveratrol além de ser antioxidante e inibir a agregação plaquetária ele pode aumentar o metabolismo e auxiliar no tratamento da obesidade, garantido saúde neurológica e cardiológica do paciente. Desde que na quantidade certa, 365ml por semana, 1 de vinho tinto seco conta com 72Kcal.

Se a sua causa da dificuldade de emagrecimento é a compulsão por doces, turbine a ingestão de alimentos com CROMO: levedo de cerveja, pão integral, pimenta malagueta, ostra, batata, gérmen de trigo, frango, maçã e carne vermelha. Mas…se a vontade por chocolate for incontrolável, escolha o AMARGO, que traz mais vantagens à saúde. E no chocolate quente, opte pelo leite desnatado e chocolate meio amargo.

No Fondue, substitua o pão por legumes, use queijos magros e leite desnatado.

E não esqueça que, a melhor opção para aquecer o corpo ainda é o uso dos CHÁS, além de aquecer o corpo, podem atuar como calmantes naturais, auxiliar na perda de peso e fortificar a imunidade.

Sugestões: casca de maçã ou laranja, erva-doce, hibisco, maracujá, cravo antimicrobiano, antifúngico, antiviral, antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico e GENGIBRE “muitos já sabem que é o meu preferido, não falta nunca em nossa clínica”… (por ele justamente exercer ação sobre a imunidade, reduz as dores muscularessentidas após a prática de atividade física e é considerado termogênico, aumentando em 25% sua queima de gorduras se utilizado todos os dias, use também o pó nas saladas, carnes, sucos e é claro em chás),

É possível ainda prevenir problemas como gripes, resfriados e doenças respiratórias através de uma alimentação equilibrada. Alimentos protéicos como a carne e os ricos em vitamina C, como a laranja, o limão, a acerola e o caju, auxiliam na formação de células de defesa os chamados anticorpos.

E uma dica importantíssima, não deixe de hidratar-se mesmo que sua transpiração diminua nesta época, água é fundamental para o correto funcionamento do organismo e a hidratação favorece ainda, o trabalho do sistema imunológico e o trabalho de remoção dos agentes agressores inalados.

Frio ou calor, não se esqueça de prestar atenção na quantidade daquilo que come, exageros sempre são prejudiciais. Comer moderadamente deve ser um hábito em sua vida.

Não dê mais desculpas e pare de exagerar no chocolate quente, fondues doces e salgados, feijoadas, bolos, molhos a base de cremes, bebida alcoólica, massas com queijos, que tem um alto valor calórico e abandonar as saladas.

Seja esperto, e drible a preguiça e aproveite que seu corpo esta gastando mais energia e exercite-se, além de queimar calorias a atividade física eleva sua temperatura corporal. Mantenha ou perca peso neste inverno!

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Fonte: especialista em Nutrição Esportiva Juliana Pansardi

SEIOS X GRAVIDEZ - MUSCULAÇÃO E SILICONE

Confiram esse post do Blog de Lara Suliano.



Link: Seios X Gravidez - Musculação e Silicone


UM POUCO DE MIM

Hoje resolvi falar um pouco mais sobre mim....

Comecei a malhar porque era magra ( não demais, mas tinha pernas finas), meu corpo era meio esquisito, sei lá desproporcional... E me apaixonei por musculação,  mudei meus hábitos alimentares que aliás eram péssimos... Já tive um ganho de massa muscular bem considerável, o ruim é que junto com a massa muscular vem um pouco de gordura, mas estou indo por fases, primeiro ganho de massa e depois "cutting", quando terei que mudar a dieta para secar.

Minhas medidas e meus objetivos:

Altura: 1,67
Peso: 59 kg
Busto: 93 cm
Braço: 27 cm - objetivo 24 cm
Cintura: 70 cm - objetivo 65 cm
Quadril: 97,5 - objetivo 100 cm pelo menos
Coxa: 54,5 cm - objetivo 58 cm pelo menos
Panturrilha: 37 cm

O tipo de corpo que eu quero ficar é semelhante o das garotas Bikini Wellness, acho Alice Matos maravilhosa, musculosa e muito feminina.

MICROVARIZES

Oi meninas...

Resolvi fazer este post porque estou fazendo um tratamento para acabar com as microvarizes (escleroterapia), levo um estilo de vida saudável com boa alimentação e atividades físicas, mas o que não ajudou foi a genética mesmo (já que a doença é hereditária), então jeito é tratar enquanto o problema está no início, além de estético (que mulher não quer morrer quando se depara com este tipo de problema) , é um problema de saúde... Vejam o vídeo!


A grande dica para eliminar as varizes de suas pernas é diante dos primeiros sinais de veias varicosas, mesmo que bem fininhas, procurar um profissional médico especializado em angiologia.

Normalmente o surgimento se dá no final da adolescência e se não tratadas há uma grande possibilidade de se tornarem mais abundantes no decorrer de alguns anos, principalmente se for acometida de obesidade, posturas viciosas sentado ou em pé por longos períodos. Isso sem falar da hereditariedade e gravidez

Uma vez iniciado o tratamento angiológico, deve-se ter muita atenção as orientações médicas, pois não basta fazer as sessões de escleroterapia para acabar com as varizes. Será necessário fazer as devidas mudanças no seu ritmo de vida, corrigir tais posturas, manter um peso proporcional a sua altura, manter exercícios regulares, controlar o estresse e sempre que possível relaxar com as pernas elevadas.

Importante ainda é lembrar que mesmo com todos estes cuidados as varizes ou microvarizes poderão não sumir totalmente ou surgirem em outros locais não aplicados. E dependendo da sua predisposição a esta patologia vascular, poderá ser necessário estar sempre retornando ao seu médico para dar continuidade ao tratamento. 

Um programa fisioterápico de massagem manual tipo drenagem linfática pode ajudar na prevenção de doenças vasculares alem de contribuir para melhorar a estética geral das pernas e do corpo em geral.

Fonte: Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CURIOSIDADE SOBRE A CHIA


A Sálvia Hispânica (nome científico) é uma planta originária da região andina do México e da Guatemala, são sementes ovais e pequenas de coloração variada (preta, marrom escura, branca ou cinza). 
Reza a lenda que os guerreiros maias consumiam apenas um punhado de suas sementes e guerreavam por 2 dias – por essa razão são chamadas de: CHIA, que significa FORÇA. Eles valorizavam tanto essas sementes que a utilizavam também como moeda.

Lendas à parte, os estudos de composição demonstraram que a semente parece ser uma boa fonte de ômega 3, antioxidantes, fibras e aminoácidos. 

O perfil de aminoácidos (Isoleucina, Leucina, Valina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano) da semente de chia permite que ela seja uma boa opção como fonte proteica.

Outra vantagem da semente é sua atuação no estômago, parecido com as mucilagens, que promove uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar, podendo ser, dessa forma, utilizado no auxílio do controle da glicemia sanguínea.

Por ser uma das principais fontes vegetais de ômega 3, torna-se um alimento auxiliar no tratamento de pacientes portadores de alergias, dislipidemias, insuficiência coronariana, risco cardiovascular elevado, diabetes tipo 2, situações em que há presença de resistência insulínica e/ou distúrbios endócrinos. 

Além do perfil de ácidos graxos e anti-oxidantes, a chia possui boa concentração de minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo), além de vitaminas (vitamina A, tiamina, riboflavina, nianica, cobalamina, ácido ascórbico e alfa-tocoferol).

Diante de todas essas vantagens, esse alimento pode ser visto como mais um coadjuvante na busca pela saúde e não como redentor e único responsável por um bom estado de saúde. Afinal, saúde é um estado dependente de vários fatores.

Fonte: Blog VP on line

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O QUE COMER ANTES DE MALHAR

A refeição que antecede o treino é uma das mais importantes do dia, por isso aprenda o que é necessário comer para obter um ótimo treinamento!



É indiscutível a importância da alimentação não só no meio esportivo, mas na vida como um todo. É através dela que alcançamos os níveis de energia necessários para todos os processos biológicos, com suas variações e vertentes. Alimentar-se corretamente não é algo benéfico unicamente para esportistas ou atletas, mas para qualquer indivíduo que queira um estilo de vida e, de fato uma vida, mais saudável… 

Ao avaliar as necessidades individuais de uma pessoa para estabelecer seu consumo alimentar diário (vulgo dieta), passamos a levar em consideração não só o seu metabolismo e suas particularidades, mas seu estilo de vida, suas atividades diárias e, enfim, tudo que possa interferir em seu gasto energético. 

Todavia, apesar de aplicável a todos os indivíduos, a dieta é tão ou mais indispensável para atletas ou esportistas que visam um rendimento coerente em seus treinamentos. Mais do que isso: Que buscam resultados sólidos. 

[ad#2]Estabelecendo uma dieta, é inquestionável a importância que cada refeição tem dentro do planejamento diário. Cada uma, com suas porções, tipos de alimentos e combinações coerentes para cada momento. Em contrapartida, entre as refeições mais importantes (aqui abro um parênteses para questionar esse termo “importância”, visto que considero todas as refeições com real e igual importância. Por isso, muitas vezes creio que o termo mais correto seria “refeição complexa” ou “mais calórica” ou algo do gênero) está o pré-treino, ou a refeição antecedente ao treino, podendo envolver uma grande refeição, uma grande refeição e um “pre-workout” ou duas refeições médias ou outras possibilidades, ainda. 

Quando nos referimos a refeição antecedente ao treino, a primeira coisa a qual deveríamos ter em mente é o objetivo dessas refeições, para então, promover o máximo de aproveitamento dos alimentos/suplementos/substâncias que ali serão utilizados, podendo ser de diversos tipos. Assim, os principais objetivos da refeição pré-treino são: 

- Fornecimento adequado de energia para o rendimento físico; 
– Diminuir as taxas de catabolismo; 
– Diminuir a predominância de hormônios catabólicos durante a atividade física; 
– Otimização do período de recuperação; 
– Indução a síntese de glicogênio e outros processos anabólicos; 
– Fornecimento de aminoácidos para a musculatura; 
– Prevenção de sintomas hipoglicêmicos; 
– Aporte hídrico e de manutenção de fluídos no corpo. 

Mas como comer, o que comer, o quanto comer e quando comer? 

Neste período, é importante darmos atenção a simplicidades das refeições, aliadas a funcionalidade. Isso porque, não é incomum vermos prescrições de alguns profissionais desinformados totalmente equivocadas, como chás com bolachas antes de um treinamento intensivo de musculação. 

Muitas vezes, a simplicidade torna a dieta tão funcional a ponto de, de fato, conseguirmos seguí-la, otimizando assim, a conclusão do objetivo nela estabelecido. 

Não considero das escolhas mais espertas aqueles enfeites monstruosos na dieta com sanduíches mirabolantes e vitaminas que, diga-se de passagem, na maioria dos casos nem se quer conseguem atingir os níveis ideais de macronutruentes e tampouco equilíbrio entre eles. Isso, apesar da grande mistura!! 

Também não considero uma boa escolha não preconizar a refeição antecedente ao treino. É comum indivíduos que consomem quantidades pífias de alimentos antes do treino com algum tipo de medo de passar mal ou algo do gênero. NÃO! Definitivamente, um pão com peito de peru ou aquela banana amassada com aveia não deveriam entrar na lista de refeição pré-treino de alguém consciente. 

Devemos preconizar na refeição pré-treinamento alimentos energéticos de fácil assimilação ao organismo aliado a uma quantidade de alimentos que forneça um aporte suficiente de nutrientes construtores. Traduzindo em outras palavras, o uso de carboidratos e proteínas deve receber uma ênfase interessante neste momento, sendo que as quantidades de lipídios e fibras, devem ser reduzidas ao mínimo possível. Isso porque estes nutrientes retardam a digestão e podem causar desconfortos gastrointestinais durante a atividade física. 

Em contrapartida, devemos ter atenção a quais carboidratos e quais proteínas utilizar. Não é conveniente que se use carboidratos simples e tampouco de alto índice glicêmico nos períodos pré-treino. Isso porque uma rápida digestão fará com que as quantidades altas de glicose circulantes no sangue sejam rapidamente absorvidas pelas células alvo e, por algum motivo, a carência por energia durante o treinamento seja evidenciada, promovendo um baixo desempenho e muitas vezes, problemas mais graves como hipoglicemias. 

Consumindo carboidratos complexo e de médio/baixo índice glicêmico possibilitamos uma digestão e consequentemente absorção mais gradual, fornecendo energia lentamente ao corpo durante o exercício anaeróbio que é preferencialmente glicolítico. 

Já as proteínas, devem estar em quantidades menores, mas presentes e significantes. Elas serão as responsáveis pela hiperaminoacidemia presente no sangue durante a atividade física, promovendo um estado menos catabólico, ou até mesmo anabólico ao corpo. É importante que essas proteínas contenham um valor significante de aminoácidos de cadeia ramificada, importantes na prática de exercícios físicos. 

A refeição pré-treinamento não possui regras específicas para sua distribuição e nem tempo antecedente de consumo. Entretanto, normalmente se sugere uma refeição sólida cerca de 45-90 minutos antes da prática de exercício físico. Essa refeição normalmente deve conter a maior concentração calórica do dia. Porém, esse tempo pode ser extremamente variável, podendo ser maior ou menor. Por exemplo, conheço indivíduos que se beneficiam com treinamentos 30 minutos após esta refeição. Para outros, a sensação de estômago cheio ou o desvio sanguíneo para os órgãos digestórios pode causar um real desastre. 

Algumas estratégias podem ser inseridas nesses momentos, através da utilização de suplementos alimentares. As possibilidades, então, tornam-se muitas, envolvendo refeições sólidas, seguidas de mini-refeições líquidas antes do treinamento, refeições sólidas, seguidas de pre-workouts, refeições líquidas com um tempo menor antes, refeições líquidas seguidas de pre-workouts e por aí segue a lista… E sim, isso deve ser cuidadosamente e individualmente avaliado ao estabelecer-se uma dieta. 

Esta suplementação líquida, ou utilização de suplementos ergogênicos deve respeitar dois parâmetros: Se forem suplementos, que sejam utilizados entre 10-20 minutos antes do treino. Se forem otimizadores de performance, o tempo variará de acordo com o fabricante do produto (e aqui entra a polêmica do longo tempo de jejum que a maioria deles pede). 

Conseguinte a isso, devemos salientar que, na maioria dos casos, a refeição líquida antes do treinamento é totalmente dispensável. Além do custo relativamente alto, contamos com os fatores de desvio de parte do fluxo sanguíneo para digestão, o que pode diminuir o rendimento do treinamento, propriamente dito. 

Exemplos de refeições pré-treinamento 

Logicamente as quantidades não serão estabelecidas, visto a necessidade de uma avaliação individual e uma contagem de nutrientes específica. Porém, valem os exemplos de combinações interessantes para cada um dos casos. 

Nível iniciante: 

Mingau de aveia com água ou leite desnatado (extrato de soja) acompanhado de blueberries e um sanduíche de pão integral com queijo tipo cottage. 

Nível intermédio: 

Arroz integral com tilápia, uma fatia de queijo branco e uma maçã. 

Nível avançado: 

Batata doce ou arroz integral ou macarrão acompanhado de peixe ou peito de frango. 

Exemplos de refeições líquidas 10-20 minutos antes do treinamento, normalmente utilizado em nível avançados, apenas: 

Whey Protein com maltodextrina, MCT, BCAAs, Glutamina e HM-B. 

Em uma última dica, porém não menos importante, devemos ter atenção especial a hidratação. Fato esse que deve acontecer não somente no treino, mas antes e depois também, conferindo uma tonicidade adequada ao sangue, uma volaridade adequada e a reposição de fluídos perdidos. 

A hidratação pode ser feita de diversas formas, desde a mais simples, com água (que inclusive é a mais recomendada) até os chamados isotônicos (repositores de eletrólitos) e, claro, o glicerol em alguns tipos de casos específicos. Todavia, como dito, a água é o mais indicado (mais barato e mais simples também) conferindo ótimos resultados. 

Segundo a Inter College, o atleta deve hidratar-se cerca de 2-3h antes da atividade física com o equivalente a 200-500ml de água, podendo a quantidade variar de acordo com as necessidades e vontades do indivíduo, caso necessite de mais água. 

E aí, o que está esperando para iniciar uma alimentação correta antes do seu treino? 

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

FOTO INSPIRADORA DO DIA!!!!

Ai meninas tenho que confessar pra vocês não anda na minha melhor fase não!!! Que vergonha, tenho comido muitas besteiras, normalmente sou muito disciplinada mas ultimamente tenho andado muito ansiosa o que me leve a comer. Estou tentando me controlar... humm mas ta difícil... mas continuo firme nos treinos... pelo menos né!!


A INGESTÃO DE PROTEÍNAS E A PERDA DE PESO


Para alcançar tal objetivo, o principal recurso utilizado é a dieta de restrição calórica. No entanto, tal dieta pode resultar em uma significante perda de massa muscular, gerando prejuízos para o indivíduo. 

Estudos têm indicado que o aumento do conteúdo protéico da dieta, associado a um programa de exercícios, pode potencializar a perda de peso, reduzindo a perda de massa magra, em obesos e indivíduos com sobrepeso. 

A manutenção da massa magra tem sido atribuída ao aumento nos níveis de aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, proporcionado pela maior ingestão de proteínas. 

A leucina por ser um aminoácido que estimula a síntese protéica, auxilia a reduzir o ciclo de perda de proteínas da massa muscular. 

Recentemente foi publicado um estudo na revista do colégio americano de medicina esportiva, a respeito do efeito de proteção muscular promovido pelo aumento da ingestão de proteínas em dietas hipocalóricas, em atletas. 

Neste estudo os autores relatam que o aumento do conteúdo protéico de uma dieta de restrição energética (60% do conteúdo energético habitual), na proporção de, aproximadamente, 2.3g/kg de peso (ou 35% das calorias do valor energético total provenientes da proteína) mostrou-se bastante eficiente no sentido de evitar a perda de massa magra de jovens atletas submetidos a dieta hipocalórica para perda de peso. 

Os autores concluem ainda que mais estudos são necessários a fim de se obter maiores informações sobre qual a dose-resposta da ingestão protéica na manutenção da massa magra, e qual sua repercussão sobre a performance atlética. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

DANI BOLINA E MATEUS: SUPLEMENTAÇÃO E BOA FORMA EM DOSE DUPLA!

Daniele Bolina e Mateus Verdelho possuem uma rotina agitada e ainda conseguem ter tempo para praticar esportes e relaxar em momentos de lazer ecurtição com os amigos. Confira aqui os segredos da dupla para conseguir manter a rotina de treinos e alimentação mesmo em meio à correria diária 

É o típico casal jovem e de bem com a vida. Bolina tinha acabado de sair de uma gravação do Pânico na TV e bem no horário do almoço atravessou a cidade para encontrar nossa equipe, junto com o então noivo Mateus Verdelho. Cansaço? 

Estresse com os preparativos do casamento? Ninguém demonstrou. 

Ao contrário, tranquilos e dispostos durante todo o tempo, toparam todas as fotos e ficaram horas falando sobre atividades físicas, alimentação, suplementos e a mudança da forma física para o casamento. 

A prática de esportes é o grande segredo da dupla, que procura se dedicar a atividades físicas com frequência. “Por isso não temos essa obsessão alimentar, só procuramos fazer escolhas saudáveis”, afirma Mateus, um apaixonado por corrida que credita a definição dos músculos graças a este exercício aeróbico, que 

pratica há sete anos. Já Dani Bolina – como costuma ser chamada – se rendeu aos efeitos da musculação para modelar as curvas e definir a musculatura. 

A modelo chegou a pesar 66 kg – para 1,63m de altura – na época em que treinava firme para ganhar massa muscular. Foi por causa do casamento – realizado em dezembro de 2010 – que decidiu modificar seus treinos e alimentação em busca de um corpo mais magro e definido. 

Hoje, Bolina pesa 54 kg. “Agora, prefiro ter uma forma mais slim, mas sempre valorizando a definição dos músculos. Além disso, tenho muito mais liberdade para comer”, revela. A mudança foi brusca. No período de maior ganho de massa muscular, Dani fazia 12 refeições por dia e comia a cada duas horas. 

“Preparava 12 marmitas com macarrão integral e frango, mesclando com batata doce e carne. Quando enjoava, substituía a carne por omelete”, lembra. Quando a vontade de doces era muito forte, Bolina comia gelatina diet, no máximo. “O pior dessa fase era ter que comer no avião, abrir a marmita ao lado das pessoas. Mas valeu a pena a determinação por que consegui o corpo que eu queria”, garante. Os treinos eram diários, com poucas repetições e carga pesada. 

Os suplementos, grandes aliados da integrante do programa Pânico, também estavam presentes nesta fase. Além de um polivitamínico para completar a necessidade básica de nutrientes, ela consumia duas cápsulas de BCAA e um shake de Whey Protein antes e depois do treino. A Whey também aparecia em outros momentos do dia. “Depois do jantar, quando ia dormir muito tarde, ou como complemento no café da manhã”, explica. “Tenho tanto facilidade para ganhar massa muscular quanto para emagrecer. 

Claro, seguindo o cardápio correto, os treinos e a suplementação, logo consigo alcançar meus objetivos para a forma física”, garante. 

Para ficar 12 kg mais magra, a gaúcha modificou totalmente seu cardápio. Hoje, faz seis refeições balanceadas por dia. No café da manhã, pão integral, queijo cottage, ovos (com a gema) e suco de açaí, que ela adora. No almoço e no jantar, salada, macarrão integral e frango, carne ou peixe. Entre as principais refeições, frutas e sucos para complementar a alimentação diária. 

“Eu e o Mateus sempre frequentamos casas de sucos, adoramos! Além de saudável, alimenta e é nossa opção preferida durante o dia, principalmente quando estamos fora de casa”, diz. 

Mesmo para emagrecer, Bolina continuou consumindo suplementos alimentares, mas em quantidades e formas de consumo diferentes. Além do polivitamínico e BCAA antes e depois do treino, toma Whey Protein com água uma vez por dia, após o treino. Este suplemento também pode vir em shakes leves, como substituto de refeições com linhaça, aveia e água. 

“Os suplementos são muito importantes para obtenção de resultados. Mesmo tendo emagrecido, ainda tenho uma musculatura firme e definida e os suplementos são grandes aliados nesse sentido”, comenta. Por causa da rotina de gravações, Dani tem dificuldade em manter uma rotina de treinos com dias e horários definidos. Porém, procura fazer musculação três vezes por semana. 

Seu treino é dividido em braço e abdômen, uma vez por semana, e coxas, glúteos e quadris, duas vezes por semana. Para cada exercício, realiza de três a quatro repetições com pouca carga para manter a forma. “Minha memória muscular é muito forte, se voltar a treinar pesado logo meus músculos respondem. 

Por isso eu nunca evidenciei o treino de braços, ficaria muito grande”, diz. Nesta nova fase, as pernas continuam torneadas e o abdomem sequinho – o sonho de toda mulher. Bolina também é adepta de massagens estéticas, que ajudam a eliminar a retenção de líquidos comum nas mulheres. A Panicat precisa ter uma preocupação muito grande com sua aparência por estar em constante exposição na TV, mas procura equilibrar sua vida e estabelecer prioridades. “Me divido entre trabalho, viagens, treinos, alimentação, marido e tudo tem que estar funcionando bem. Tento suprir as necessidades de todas essas áreas de minha vida”, diz. 

Neste ano, Bolina está avaliando uma nova possibilidade de treino: a corrida, esporte praticado pelo marido Mateus Verdelho há sete anos. 

O modelo precisa se manter magro, mas com a musculatura bem definida e garante que o exercício aeróbico é o melhor para quem tem este objetivo. 

“Eu me identifico muito com a corrida, sou apaixonado por este esporte”, revela. Ele só pratica musculação de uma a duas vezes por semana com pouca carga e muitas repetições para manter o tônus muscular, porque tem facilidade para ganhar massa. 

Com 74 kg para 1,84 de altura, Mateus sempre correu provas de 8 e 10 km e meia-maratonas. 

Recentemente, foi convidado paraparticipar do Desafio 600k da Nike, de São Paulo ao Rio de Janeiro. “Foram três dias de corrida, fazendo seis trechos de 10 km em média”, lembra. Antes de competições como esta, o modelo intensifica sua rotina de treinos, aumentando gradativamente o ritmo e alternando locais com diferentes inclinações, de acordo com a estratégia montada para a prova. 

Geralmente, no treino básico percorre 20 km por dia, de quatro a cinco vezes por semana. 

Em época de pré-competição, Mateus também toma um cuidado especial com a suplementação. 

Consome duas cápsulas de BCAA antes e depois do treino, um scoop de repositor energético (repositor completo que combina carboidrato, proteínas e outros nutrientes e 5g de glutamina após o treino). 

O Whey Protein é consumido em jejum e após o treino no lugar do repositor energético. Durante a Nike 600k, o atleta também tomou creatina após cada trecho. Mateus não é adepto do carboidrato gel. “Prefiro tomar muita água e depois repor com outros suplementos”, revela. 

Aliás, água é o que não falta no dia a dia de Mateus. Só de manhã em jejum toma 1,5L diariamente. O cardápio é bem variado. De manhã, ovos mexidos, pão integral, fruta com granola e castanhas. No almoço, muita verdura, legumes, macarrão integral ou batata assada, acompanhado de uma carne. Depois do almoço, gosta de tomar chá verde ou de boldo. À tarde, frutas e sucos – de preferência de açaí. Para o jantar, Mateus prefere comer um sanduíche integral, com peito de peru e salada. 

A cada três meses Mateus faz Detox, uma dieta de desintoxicação alimentar. Neste programa, passa três dias tomando suco de vegetais como espinafre, couve, tomate, cenoura e salsão. “Existem vários tipos de dietas desintoxicantes, mas esta é a que eu mais gosto. Fico muito mais leve e disposto”, revela. 

Por manter uma rotina saudável, o casal se permite sair para jantar com os amigos frequentemente, de preferência para restaurantes de comida japonesa ou mexicana. “Nós adoramos sair, levamos uma vida normal e temos nossos momentos de lazer, mas sem comprometer a rotina”, diz Dani Bolina 

Cardapio da Dani 

Café da manhã: 

Suco de açaí 
Torrada/ pão integral 
Queijo Cottage 
Ovo 

Lanche da manhã: 
Fruta 

Almoço: 

Macarrão integral 
Frango 
Salada 

Lanche da tarde: 

Suco / fruta 
Castanhas, nozes 

Jantar: 

Macarrão integral 
Frango / carne / peixe 
Salada 


Cardapio do Mateus 

Em jejum - 1 ½l de água 

Café da manhã: 

Ovos mexidos 
Pão integral 
Frutas com granola 
Castanhas 

Lanche da manhã: 

Fruta (maçã / banana) ou suco 

Almoço: 

Verduras 
Legumes 
Frango / carne / peixe 
Macarrão / arroz integral / batata assada 

Depois do almoço: chá verde ou de boldo 

Lanche da tarde: 

Suco de açaí / frutas 
Chá verde 

Jantar: 

Sanduíche de pão integral com peito de 
peru e salada 

Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 04 - EDIÇÃO 11

DICAS DE DIETAS E TREINOS

Meninas adorei essa matéria!!! Leiam. Tem dicas muito legais de alimentação e treino!


Link: Dicas de Treino e Dieta


PRA FICAR FORTINHA!!!


BARRINHAS DE MORANGO

Confiram essa receitinha.... Humm Delícia!!! E muitas outras...


DICAS PARA MANTER O PESO NO INVERNO


Segundo a expert no assunto, os alimentos mais ingeridos nesta época do ano são exatamente aqueles com alto teor calórico, ricos em gorduras e proteínas. “Quem está acima do peso tende a ganhar mais alguns quilos nesse período, já que o maior consumo, somado ao menor gasto, só pode gerar maior reserva energética”, explica. 
É importante lembrar que até o alimento na versão light deve ser consumido moderadamente: “Não é porque a versão light tem menos calorias que pode ser ingerida em dobro”, alerta a nutricionista. Para ficar longe do consumo exagerado de calorias, a especialista passou dicas para manter o peso corpóreo no inverno. Confira: 

- Fondues, chocolates quentes, queijos... Nada disso é proibido! Uma vez ou outra, até vale a pena para reunir as amigas. O que não vale é exagerar: “Cuidado com a ingestão excessiva destes alimentos, principalmente de achocolatados muito doces ou cafés com chantilly”, recomenda Viviane. 

- As sopas devem ser preparadas com legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo ser acrescentadas fibras como farelo de trigo ou de aveia. “Folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa”, recomenda a nutricionista. 

- Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal e aumente a ingestão de lanches durante seu dia. Nas tardes de inverno, diminua o intervalo entre as refeições, fazendo pequenos lanches à base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas. 

- Como no verão, continue com uma boa ingestão de líquidos! É claro que a vontade de tomar um copo de água não é a mesma, mas você pode optar por chás para esquentar o corpo. 

- Substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados. 
- Troque os molhos gordurosos, à base de maionese, creme de leite ou margarina por aqueles feitos à base de ervas. 

- Evite doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Prefira doces feitos com frutas ou frutas frescas, que são mais saudáveis e menos calóricas. 

- Se quiser manter um inverno 100% light, troque o chocolate quente normal pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. 

- As massas com molhos brancos ou muito elaborados, geralmente, são muito calóricas. Para reduzir calorias são preferíveis as massas com molho simples de tomate. “Mas, se quiser arriscar o molho branco, uma boa opção é prepará-lo com leite desnatado”, indica Viviane. 

CAMINHE PARA SECAR


Isso mesmo, emagrecer e definir pernas e bumbum. Não acredita? 
Segundo o ortopedista Fabio Ravaglia, a caminhada é a atividade física mais democrática que existe, entretanto, o simples ato de andar é tido como uma atividade física, mas não é bem assim. "Para saber se está praticando o suficiente é preciso levar em conta a intensidade da atividade, determinada por variantes como o trajeto percorrido, a velocidade média alcançada e o tempo despendido, além frequência e, principalmente, se está se sentindo bem", explica o médico. Uma pesquisa realizada pela Universidades de Michigan afirma que, apesar de bastante eficiente, se o objetivo é emagrecer, a quantidade diária de passos dados deve ser pelo menos igual ou superior a 10.000. Para você não sair contando passadas por aí, tenha em mente que uma passada larga possui cerca de um metro, então, para atingir o seu objetivo diário seria preciso andar aproximadamente 10 quilômetros ou uma caminhada de uma hora e meia.
De acordo com a professora de Educação Física Carmen Lúcia Lopes, os exercícios aeróbios (caminhada, pedalada, natação e até mesmo dança) são as atividades ideais para reduzir medidas, eliminar as gordurinhas e, o melhor, não necessitam de intensidade altíssima para isso. Agora, se o seu objetivo é ‘secar’, ela afirma que mesclar caminhada com corrida pode acelerara queima calórica. Como? A educadora física explica: "para cada 3 minutos de caminhada faça 1 minuto de corrida (3 x) + 5 minutos de caminhada e 2 minutos de corrida (3 x) = 30 minutos de atividades aeróbias, que vão queimar aproximadamente 300 calorias para uma pessoa com algo em torno de 60kg". Para as pessoas que não estão muito acostumados a correr, o trote leve é a melhor forma de intensificar a caminhada, já que ele é um intermediário entre o caminhar e o correr. 
E os benefícios não param por aí, caminhar ainda costuma ser um exercício bastante relaxante que ajuda a diminuir os níveis de estresse. No entanto, para não ser surpreendido por uma lesão futura, esteja atento à postura durante as suas caminhadas. "A cabeça deve estar centrada nos ombros; o queixo, paralelo ao chão; os ombros, alinhados com o tórax; os braços para baixo e levemente dobrados; as mãos, ligeiramente curvas; o abdome contraído para manter a coluna ereta e protegida; nunca movimente o quadril para os lados; o calcanhar toca primeiro o chão (na pisada correta rola-se o pé a partir do calcanhar no sentido do arco e dos dedos, complementando sempre essa sequência antes de mudar para o próximo passo)", ensina o ortopedista.